Pensamento

Quando aparece no mundo um verdadeiro génio, podemos reconhece-lo através de um sinal: Todos os estúpidos se unem contra ele.
Jonathan Swift

sexta-feira, 26 de março de 2010

Letras “Hollywood” estão ameaçadas




As “famosas” letras que formam o nome Hollywood, na colina sobre o bairro histórico do cinema em Los Angeles, estão ameaçadas por um projecto imobiliário. Uma associação pretende impedir que desapareçam, mas precisa de três milhões de dólares até 14 de Abril.
A associação Trust for Public Land indicou ontem, quarta-feira, que lhe restam três semanas para recolher os três milhões de dólares que faltam para comprar o terreno onde estão instaladas as tão conhecidas nove letras brancas.
Com 14 metros de altura, as letras foram instaladas em 1923 numa colina do norte da cidade, e pertencem ao município de Los Angeles, na Califórnia, mas os terrenos são propriedade de um consórcio imobiliário que deseja construir residências de luxo.
Este consórcio aceitou vender à Trust os 55 hectares de terreno por 12,5 milhões de dólares, mas a transacção deve ser concluída antes de 14 de Abril.
"Já muitas pessoas nos contactaram. Não estamos longe de atingir o nosso objectivo", declarou à imprensa Tim Ahern, porta-voz da associação.
Dos 9,5 milhões de dólares já recolhidos, quatro milhões provêm de fundos públicos e 5,5 milhões de doadores privados, entre os quais o realizador Steven Spielberg e o actor Tom Hanks.
A ironia da história está no facto da inscrição Hollywood ter nascido precisamente de uma publicidade para o desenvolvimento fundiário dos terrenos circundantes. Inicialmente tinha o nome do programa imobiliário: Hollywoodland.
Em 1949, a Câmara de comércio de Hollywood assinou um contrato com a cidade de Los Angeles para restaurar as letras e exigiu a retirada das quatro últimas, dando à inscrição o seu aspecto actual.
Transformadas num dos símbolos da sétima arte, as nove letras permanecem frágeis e devem ser restauradas.
O acesso à palavra está interdito ao público e protegido por um sistema de alarme ultra-sofisticado.
Em 1932, a actriz britânica Peg Entwistle suicidou-se, lançando-se do alto da letra H.

Sem comentários: