Pensamento

Quando aparece no mundo um verdadeiro génio, podemos reconhece-lo através de um sinal: Todos os estúpidos se unem contra ele.
Jonathan Swift

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Opinião


Verdade, diz ela

Transcrevo (mais ) um texto de António Manuel Pina, do JN de 2009-09-08

Para Pascal, a verdade muda quando se atravessam os Pirinéus (ou o Oceano Atlântico, tanto faz).
A dra. Ferreira Leite não será propriamente uma filósofa, mas aquela tirada "É a vida" para justificar já não sei o quê durante o debate com Louçã junta com a sua concepção do casamento como uma pequena e média empresa de produção de filhos, bastam para que até um telespectador da TVI se aperceba de que ali, na dra. Ferreira Leite, se pensa.
Um pensamento em que ocupa lugar central, como ela não se cansa de repetir, a Verdade.
Trata-se, a Verdade da dra. Ferreira Leite, e por isso é que é com maiúscula, de algo que tem que ver, não com correspondência aos factos (como em Pascal ou no ex-presidente do Vitória de Guimarães, Pimenta Machado), mas com "aletheia" e "revelação".
Não há, assim, contradição entre a Verdade da "asfixia democrática" no continente e a Verdade da "não-asfixia democrática" (ou da "asfixia não-democrática") na Madeira.
São Verdades diferentes porque na Madeira, explica a dra. Ferreira Leite, Jardim asfixia "em resultado dos votos". Rigorosamente não é bem asfixia, é falta de ar.

Fechar aspas :-)

Sem comentários: